A República Democrática do Congo (RDC) é o segundo maior país da África, com 2.345.400 km2 e 26 províncias. Sua capital é Kinshasa e compartilha fronteiras com nove países (Sudão do Sul, República Centro-Africana, Burundi, Uganda, Ruanda, Tanzânia, República do Congo, Angola e Zâmbia).

Os escolápios chegam ao Congo em novembro de 2014 em Kinshasa, sob o amparo da província escolápia da África Central. Três Escolápios formaram a primeira comunidade, localizada no bairro de Lemba. Na atualidade eles têm duas comunidades, uma na capital e outra a cem quilômetros ao Sul, em Kikonka.

Queremos destacar o importante trabalho realizado pelos escolápios no país, e também os planos para o crescimento futuro deste trabalho. Algo que somente será possível se contar com o apoio da¬queles que se sentem corresponsáveis por essa grande tarefa. A missão escolápia na República Democrática do Congo tem lugar num contexto particularmente difícil, pela grande instabilidade política e a persistência de graves deficiências para a maior parte de sua população, que vive na pobreza.

A campanha de solidariedade “Ao ritmo do Congo” põe em suas mãos – em nossas mãos – os desafios e necessidades da missão escolápia na República Democrática do Congo. E junto com isso, os sonhos de tantas crianças e jovens que são os verdadeiros protagonistas de nossos projetos lá. Para que, graças à participação e solidariedade de toda a rede Itaka-Escolapios, possam ter em suas mãos o futuro que merecem, tanto elas como seu país.

Apoiaremos através da campanha: a reabilitação da Escola Primária, a compra de mobiliário e material escolar, a construção de latrinas e a perfuração de dois poços de água.

Nos unamos enquanto Paróquia São José de Calasanz e Centro Social São José de Calasanz para fazermos juntos, mais uma campanha de aprendizado, partilha e comprometimento com a missão escolápia e com o próximo.

Vamos juntos, ser missionários “Ao ritmo do Congo”!

Acesse o material abaixo, informe-se e nos ajude nessa missão:

1 – Sugestão de ações CONGO_Paróquia e Centro Social

2 – Revista Ao Ritmo do Congo-Campanha 2019

3 – Os Escolápios na República Democrática do Congo

4 – Principais características Congo

5 – Cartaz Ao Ritmo do Congo

6 – Slogan Ao Ritmo do Congo

7 – Os aventureiros Congo

8 – Infância e Juventude Congolesa

A Música no Congo

Cartaz dos Personagens Congo

Cartaz para colorir – Congo

Congo Cultura e Gastronomia – Em Espanhol com imagens

Congo Educação Escolápia – Em Espanhol com imagens

Congo Geografia – Em Espanhol com imagens

Instrumentos musicais do Congo

Personagens para colorir – Congo

Segunda-feira – Oração de Calasanz

Terça-feira – Oração pelos jovens da África

Quarta-feira – Oração pelos meninos-soldados

Quinta-feira – Oração pelas mulheres

Sexta-feira – Oração pelas vocações dos jovens