Entre os dias 24 e 31 de maio, recebemos a visita do Padre Provincial Brasil-Bolívia, Javier Aguirrebabira.

Padre Javier, fez questão de estar presente em todos os eventos Paroquiais dessa semana, onde participou ativamente. Aos se despedir, deixou uma carta, que reflete todo o carinho que teve conosco.

Agradecemos à Deus pela vida de Padre Javier, e desejamos que ele sempre volte e se sinta bem vindo.

Padre Javier e Padre José Carlos, na Missa Páscoa Jovem

Padre Javier e Padre José Carlos, na Missa Páscoa Jovem

Leia a carta:

Escolápios em Serra, um grande presente de Deus, …e de muitas pessoas.

No 25 de maio cheguei a Serra para compartilhar alguns dias com vocês; fiquei até a reunião anual de educadores dos Centros Sociais de Itaka-Escolápios em Governador Valadares.

Foram dias para poder falar com muitas pessoas, conhecer muitos projetos, para compartilhar momentos preciosos, para rezar e celebrar a nossa fé em comunidade. Foi um presente para mim estar com os padres, com a Fraternidade, com os vocacionados, com tantas pessoas boas da paróquia, das comunidades, do Centro Social, do Movimento Calasanz. Também considero um presente ter compartilhado tantos projetos, tantos planos para o futuro e muitas chamadas para continuar trabalhando por um mundo melhor, como Deus quer. Em tudo isso foi fácil perceber a mão do Espírito Santo.

Faço minhas as palavras de Calasanz: “Encontrei a maneira definitiva de servir a Deus, educando as crianças pobres, e não a deixarei por nada deste mundo”. Isso eu vivi nestes dias, no meio de tanta alegria, nas músicas, nas reflexões, na oração, …e, acima de tudo, no meio de muitas pessoas.

São muitas as coisas que me chamaram a atenção: especialmente a vivência da comunhão em tudo, na vida, no trabalho, na oração. Gostei muito da diversidade de idades, e das várias formas de colaborar no projeto comum. Fiquei encantado com a alegria, com a profundidade da oração, o bom ambiente, o compromisso forte. Gostei da abertura da Comunidade Religiosa como espaço privilegiado para os Vocacionados Escolápios e o futuro que se vê em tudo. Fiquei surpreso com o milagre de ver tanto caminho Escolápio em tão poucos anos.

Padre Javier em visita ao Centro Social

Padre Javier em visita ao Centro Social

Realmente, este tempo em que estou conhecendo todas as presenças Escolápias do Brasil e da Bolívia está sendo para mim um presente e uma aventura. É um presente porque percebo quão bom está sendo o Senhor para conosco; e é uma aventura porque estamos dirigindo nossos passos para novos desafios e novas etapas.

Que mensagem poderia deixar neste Ano Jubilar? Vocês já estão no caminho certo para conhecer mais e mais a Calasanz e para se sentirem parte da grande família Escolápia do mundo inteiro. Continuem por este caminho com a mesma coragem; sigam trabalhando juntos, com boa organização e equipes, com responsabilidades distribuídas e com o coração colocado nas crianças e nos jovens pobres, que tanto necessitam da proposta de Calasanz; …e continuem depositando o coração n’Aquele que é o único que pode preenchê-lo: Jesus.

Meu grande abraço!

Pe. Javier
Provincial dos Escolápios de Brasil-Bolívia