De imagem “pescada” a Padroeira do Brasil

Em 1717 uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil!

Três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal e o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região.

Após várias tentativas de pesca sem conseguir peixes, os três tiraram das águas do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Depois de colocar a imagem dentro do barco, vivenciaram um verdadeiro milagre: os pescadores que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera, e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.

IMG_4762

Em virtude da expansão da devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padre José Alves Vilela, enviou ao Bispo Dom Frei João da Cruz, os relatos de milagres e devoção do povo. Assim, o Bispo autorizou à construção da igreja, que seria a primeira em devoção a imagem da Mãe Aparecida. Em 26 de maio de 1744 foi celebrada a 1ª missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Atualmente, a casa de Nossa Senhora Aparecida é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus. Localizado no vale do rio Paraíba (SP), o qual foi palco do surgimento desta devoção que une todo o Brasil.

Devoção a Nossa Senhora Aparecida em nossa Paróquia

Em nossa Paróquia também temos uma Comunidade em devoção a Nossa Senhora Aparecida. Localizada em Vila Nova de Colares, foi fundada em Outubro de 1993, tendo como primeiro coordenador o Sr. Miguel.

IMG_4766

Uma Comunidade acolhedora, onde encontramos muitas histórias de amor à Mãe de Jesus e nossa.

Um lindo relato de devoção é o de Patrícia dos Santos. Nossa Senhora Aparecida é presente em sua vida desde a infância, quando via a avó sempre rezando o Terço. Ela relata que a avó faleceu dormindo, abraçada à imagem de Nossa Senhora. Quando se mudou para o bairro começou a participar com a família da Comunidade onde hoje é engajada. Patrícia é muito devota e lembra com muita emoção a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em nossa Paróquia. Segundo ela, durante a vigília, entregou à Mãe Aparecida o desejo de engravidar, após alguns anos desejando o segundo filho. Pediu inclusive, que Nossa Senhora intercedesse para que fosse um menino. Após alguns meses, Patrícia descobriu a gravidez, e está à espera de seu menino, Vitor Emanuel.

Nelma, que também é da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, afirma que sempre clama por Nossa Senhora em suas dificuldades. Para ela a figura da Mãe é um exemplo de serenidade, força e proteção e procura transmitir isso para sua filha. Nelma testemunha com muita fé a certeza da cura de um câncer de mama. Ano passo, no mês de outubro, foi diagnosticada com a doença, pediu a intercessão de Nossa Senhora e manteve-se confiante. Hoje, agradece poder ter participando de toda a novena, realizada nas casas dos fiéis. Mesmo terminando o tratamento, afirma que tem certeza da cura e declara: “vou terminar a radioterapia para confirmar a cura junto aos médicos, mas já me sinto curada”.

Patrícia e Nelma são duas testemunhas da importância da fé e da devoção à Mãe de Jesus, Nossa Senhora Aparecida, a quem com muita alegrias hoje celebramos.

E o dia da Padroeira não poderia passar sem comemoração! Às 18h, será celebrada a Missa pelo dia de Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade que leva seu nome (Rua Presidente Médice, Vila Nova de Colares).  Após a Missa, haverá festa, com barraquinhas, bingo rápido e muita diversão.

Participe e receba as bênçãos da Mãe Aparecida!

Agradecimentos: Elizabete, Patrícia, Nelma e Marcos (todos eles são fiéis participantes da Comunidade Nossa Senhora Aparecida).