Na última segunda-feira (11/04) nossa Paróquia foi a articuladora de uma reunião entre a Secretaria de Estado de Ações Estratégicas (SEAE), as diretoras das escolas públicas de Feu Rosa e Vila Nova de Colares, educadores do Centro Social São José de Calasanz, lideranças de bairro e a Pascom da nossa Paróquia.

A Secretária, Gabriela Macedo Lacerda, representando a SEAE, comentou as altas taxas de homicídio de jovens com idade entre 15 e 24 anos, uma triste realidade em nosso estado e em nossos bairros. Falou sobre as ações adotadas pelo Governo, tentando reduzir essas taxas, com foco na redução do abandono escolar e aumento no percentual de jovens estudando e/ou trabalhando, o qual foi o motivo desta reunião.

A SEAE apresentou a proposta de uma parceria com os Agentes dos bairros (escolas, igrejas, Centro Social) para oferecer Cursos de Qualificação Profissional aos jovens de nossa região. Caberão aos bairros, oferecer a infraestrutura física e à SEAE os professores e material didático necessário. A Secretária informou que o projeto já está em andamento em bairros de Cariacica, onde foi muito bem recebido.

A proposta foi bem acolhida por todos os presentes na reunião, levantando alguns locais possíveis nos quais esses Cursos Profissionalizantes do SENAI e do SEBRAE possam acontecer. O próximo passo será a visita da equipe pedagógica, de forma a analisar a estrutura disponível nos bairros.

Em breve, teremos mais informações sobre este projeto, que trará muitos bons frutos para nossos bairros!