O projeto “Centro Social São José de Calasanz” surgiu como um espaço de ações comunitárias, pastorais e sociais. A inspiração foi da Comunidade, para responder aos grandes desafios do bairro. O objetivo foi o de atender crianças e adolescentes com atividades culturais e artísticas, afim de não deixá-los a mercê das ruas. As comunidades dos bairros Vila Nova de Colares, Feu Rosa e Laranjeiras colaboraram na construção dos espaços dedicados ao serviço educacional do Centro.

Centro Social3

O “Centro Social São José de Calasanz”, oferece a crianças e adolescentes da região atendimento socioeducativo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 No ano de 2008 os Padres Escolápios assumiram a paróquia São José de Calasanz e o Centro, desejando impulsionar e dar continuidade a uma obra tão comprometida com os mais necessitados.

 No ano de 2010 se redefiniram os objetivos do trabalho, o foco do projeto e as políticas que orientariam o atendimento às crianças e adolescentes. O nome do projeto se definiu como “Centro Social São José de Calasanz” assumindo as características da educação não-formal Escolápia. O Centro ficou, a partir desse momento, formando parte da rede de obras sociais da Obra Social Itaka Escolápios e da nossa ONG internacional “ITAKA – ESCOLÁPIOS”.

 O projeto é desenvolvido na região de Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Alterosas e Nova Zelândia, região que possui um dos mais altos índices de violência e vulnerabilidade social do município de Serra.

 O “Centro Social São José de Calasanz”, oferece a crianças e adolescentes da região atendimento socioeducativo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecendo aos beneficiários a assistência de voluntários e profissionais de diversas áreas para contribuir com a educação desse público.

Festival Beneficente

 O Festival beneficente surgiu em 2010, do interesse de voluntários chamados de amigos do Centro Social, com o intuito de contribuir para a manutenção das atividades realizadas e do atendimento oferecido a 220 crianças e mais de 150 famílias dos Bairros de Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Alterosas e Nova Zelândia.

Festival beneficente Foto

Este ano festival acontecerá no dia 26 de setembro na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

 Estes voluntários doam seu tempo e trabalho em prol deste evento a fim de que todas as necessidades para a realização deste festival sejam doadas e de que se gaste o mínimo possível.

 É objetivo deste projeto, reunir o máximo de pessoas voluntárias, empresas amigas e doadores, para contribuir, fazendo uma corrente de solidariedade e de amor ao próximo.

 Como sabemos, a cidade da Serra tem um dos maiores índices de violência contra a criança e o adolescente incluindo, crimes, assassinatos, trafico de drogas. O Centro Social existe para retirar estas crianças e adolescentes da rua, diminuindo seu tempo de ociosidade e garantindo sua integridade física, mental e social, contribuindo para seu crescimento como criança e posteriormente, jovens cidadãos e adultos conscientes e humanizados.

 Neste sentido, este Festival Beneficente vem convidar a sociedade a se unir por um ideal em favor dos mais carentes e necessitados, mas para além disso, contribuir para a mudança social começando pela base que consideramos ser a mais importante, a criança em sua mais tenra idade.

 A pessoa que compra o convite doa a importância paga para o Projeto Centro Social São José de Calasanz e o evento oferece, Buffet completo com comida, vinho, chopp, água, refrigerante, 3 bandas de musica ao vivo, muita solidariedade e diversão.

 Graças a vários parceiros, colaboradores, voluntários, doadores e todas as pessoas que e se mostram fieis a causa esse evento tão importante acontece anualmente e está hoje em sua  sexta edição, que Acontecerá no dia 26 de setembro na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Manguinhos, na Serra/ES.

Não perca! participe conosco desse momento celebrativo e seja você também um amigo do Centro Social São José de Calasanz.