A Paróquia São José de Calasanz convida a todas as famílias e fiéis de Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Boulevard Lagoa e Nova Zelândia a celebrar com fervor e intensidade a Semana Santa.

Via Sacra do Senhor pelas no ruas dos nossos bairros.

A fé cristã somente pode ser vivenciada como Igreja, no seio de uma Comunidade Eclesial. Por isso, nas Comunidades da Paróquia, celebraremos com profundidade cada um desses dias santos.

Apesar de ser um feriado prolongado, nós, os Padres da Paróquia, convidamos a deixar as viagens para outros momentos. A Semana Santa é um tempo reservado para Deus; é a semana em que celebramos os mistérios mais importantes de nossa fé em Jesus: sua entrega por amor, sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Venha conosco celebrar esta semana de oração e aprofundamento, de vida e de esperança. Cristo ressuscitou por todos nós, e isso nos transforma em irmãos.

Lembremos quando, como e onde serão essas celebrações:

• Domingo de Ramos, 29 de março – É a festa litúrgica que dá início à Semana Santa. Com Jesus entramos em Jerusalém; Ele é aplaudido e louvado como Rei, mas entra num jumentinho, recordando-nos a humildade de Deus ao entrar no meio do seu povo.Em todas as Comunidades será celebrado o Domingo de Ramos, conforme os horários da agenda. Haverá a procissão com ramos, partindo de algum ponto perto da Igreja.
  •  Segunda-feira Santa, 30 de março, 19h30 – celebraremos a Via Sacra, rodeando a Praça Central de Feu Rosa.
  •  Terça-feira Santa, 31 de março, 19h30 – Celebraremos Confissões Comunitárias com absolvição pessoal na Comunidade São Sebastião.

Da fogueira da Cruz brota a vida para todos e a ressurreição de Jesus é expressada no Círio Pascal.

• Quarta-feira Santa, 1º de abril, 19h30 – Celebraremos Confissões Comunitárias com absolvição pessoal na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
  •  Quinta-feira Santa, 2 de abril, 19h30 – Somos convidados a participar das Eucaristias que se celebrarão nas Comunidades Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião; dia em que lembramos a instituição da Santa Missa, o amor universal e a Igreja servidora dos pobres (lava-pés).
  •  Sexta-feira Santa, 3 de abril, 15h – A Igreja expressa seu amor a Jesus que entrega sua vida por todos; celebraremos a Paixão e Morte de Nosso Senhor, nas Comunidades.
  • Sexta-feira Santa, 3 de abril, 18h – Atravessando as ruas de Feu Rosa e de Vila Nova, celebraremos a Via Sacra saindo daPraça de Feu Rosa.
  •  Sábado Santo ou de Aleluia, 4 de abril, (ônibus saindo as 20h30 das comunidades). nos reuniremos na Praça de Manguinhos as 21:30 para iniciar a grande Vigília Pascal. Esta celebração encerra dentro de si o mistério central de nossa fé: da morte (fogueira da Cruz) brota a vida para todos (a ressurreição de Jesus expressada no Círio Pascal); nela, Deus-Pai revela definitivamente seu Plano de Salvação para Jesus e para toda a humanidade. Celebraremos os grandes momentos litúrgicos andando sobre as areias da praia: O acendimento do Círio Pascal; o Exultet; a proclamação das leituras da Palavra; os batismos no mar; a santa Ceia.